sexta-feira, 5 de julho de 2019

1.º dia de professor(a): vou mudar o mundo... ou o mundo caiu em cima de mim....



Olá. Para além da APRESENTAÇÃO (vá lá, não se intimidem; escrevam; digam o que vos agrade… mas digam quem são e o que fazem – post “Apresentação da Comunidade de Aprendizagem”), gostaríamos de convidar para relatar ao grupo como foi a vossa primeira entrada em sala de aula, já como docente responsável de turma... ou outro tipo de experiências similares, que implicam assumir a responsabilidade de um grupo de crianças!
Quais foram as vossas expectativas, impactos, receios, alegrias, entre outras manifestações que quiserem compartilhar. Enriqueçam com detalhes para podermos visualizar a vossa experiência...
O que vos sugere a imagem!?

Lembramos que cada um (a) pode fazer novas postagens e não apenas comentários!

7 comentários:

  1. Meu primeiro dia de aula foi encantador. Eu colei grau em uma semana e fui dar aula na outra. Me recordo como se fosse hoje, era uma sexta feira final de mês e fui na escola para conversar com a diretora e supervisora, cheguei a escola com um sorriso que não cabia no rosto.E após a conversa fui conhecer a minha sala.Nunca senti tão importante as crianças em silêncio um armário para guardar minhas coisas e sala muito cheirosa. Então me apresentei para as crianças elas para mim e dei continuidade a aula. A aula era de ensino religioso e era sobre fábula.O receio que tinha era das crianças não me aceitarem e dos pais também por nova e recém formada. A expectativa era das crianças não me aceitar e fazer bagunça que foi tudo ao contrario as crianças foram uma gracinha e me receberam muito bem. Os impactos foram com ensinar as crianças que tive um pouco de dificuldade e as alegrias foram os momentos que estava com eles. Foi muito bom.

    ResponderEliminar
  2. A imagem refere-se quando formamos e não sabemos o que fazer, depois nós pequenos adquirindo experiências , com 10 anos já sabendo sua identidade na sala de aula ou seja você já descobriu sua identidade de professor.As preocupações com os pais e a preocupação de como dar aula.

    ResponderEliminar
  3. Meu primeiro dia em sala de aula foi um misto de sentimentos. Embora sabendo do que que me esperava, procurei não deixar transparecer o meu medo, a minha ansiedade. Pensava comigo mesma, eu batalhei para estar aqui e vou conseguir realizar meu trabalho da melhor maneira possível. Foi muito gratificante ao final da aula eu conseguir olhar no fundo da sala e pensar: foi pra isso que estudei, me preparei, é o que mais quero. Conversando com uma professora da faculdade cheguei a comentar que a docência causa medos e nos encoraja ao mesmo tempo. Temos desafios o tempo todo, mas sabemos que no final temos os melhores resultados possíveis. Não é apenas ensinar a ler e a escrever, é muitas vezes deixar de ensinar para aprender. Aprender que se ensina de várias maneiras e que se aprende quando menos se espera. Amo a minha profissão, sou muito grata por poder exercê-la na sua maior essência.

    ResponderEliminar
  4. Meu primeiro dia de aula foi desesperador, um misto de emoções, ansiedade, nervosismo, alegria, medo. Tive receio de não dar conta, de não saber lidar com as crianças, mas fui me envolvendo com cada um dos alunos, dediquei a ensiná-los com responsabilidade e torná-los cidadãos reflexivos, acredito que consegui plantar a sementinha no coração de cada um. Tenho certeza que a caminhada é difícil, porém, se acreditamos pelo menos um pouquinho na educação já estamos no caminho certo. Hoje posso dizer que voltando na experiência do meu primeiro dia de aula, sei que foi uma das melhores experiências da minha vida. A cada ano que passa eu tenho a certeza que escolhi a melhor profissão. Quantos obstáculos que encontrei e encontro, mas não desistirei de sonhar que o futuro está nas mãos dos nossos alunos e cabe a mim, enquanto professora fazer o meu melhor para que sejam cidadãos de bem.

    ResponderEliminar
  5. Nossa! é tão legal perceber que não estamos só...rsrsrs
    Digo isso, porque lendo os comentários das colegas, percebo que os sentimentos se misturam ao entrar em uma sala de aula pela primeira vez. Minha experiência não foi diferente que a de vocês...Também senti muita insegurança, medo de não dar conta do recado, medo dos alunos não gostarem de mim, medo de não conseguir ensina-los. Foi desesperador e desafiador também. Foi como saltar de para-quedas: medo do salto, mas sabendo que seria uma experiência indescritível. E foi. Estou nessa vida há 6 anos e AMO o que faço, mesmo sabendo que nossa profissão é desafiadora e, muitas vezes, angustiante, sobretudo no atual cenário que vivemos em nosso país. Mas o que é ser professor, se não um mestre na arte de enxergar o possível diante do caos...

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde pessoal. Amanhã se inicia o segundo semestre de nosso trabalho. Venho desejar um ótimo início para todas nós. Que Deus nos ilumine e abençoe!!! Bom retorno a todas(os).

    ResponderEliminar
  7. Obrigada, desejo que voltamos com força total para realizarmos nosso trabalho como se fosse o primeiro dia!!!

    ResponderEliminar