segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Que bom que tudo deu certo!!!!!


Olá!!!
Após o relato da vossa primeira em sala de aula,
já como docente responsável de turma gostaríamos
de convidar você para relatar uma experiência docente
que você considera exitosa...
Sabe aquela experiência que você planejou
e que deu muito certo... sobretudo em termos
de aprendizagens para os estudantes... então...
que tal compartilhar...

3 comentários:

  1. Olá professores e professoras!
    Sabemos que, muitas vezes, preparamos uma aula com toda empolgação e temos a "certeza" que ela será um sucesso! Porém nem sempre as coisas saem como planejamos, não é mesmo?!rsrs
    Ainda bem que nem sempre é assim...rsrssr
    Lembro-me de uma experiência planejada que foi muito rica em termos de aprendizagem, tanto para meus alunos, quanto para minha prática docente.
    Lecionava para alunos do 5 ano e precisava ensiná-los o conteúdo de medidas de capacidade (litro, mililitro).
    Resolvi levar para esta aula, algumas garrafas vazias de diferentes tamanhos. Levei os alunos para fora da sala e perguntei se eles conseguiam estimar a quantidade de água que cada garrafa comportaria. Com garrafas a garrafa de meio litro, perguntava quantas aos alunos quantas dessas, cheias de água, poderíamos encher uma garrafa de 1 litro e de 2 litros. Fizemos vários tipos de experimentos utilizando as garrafas para trabalhar as capacidades que cada uma suportava e assim trabalhar litros e mililitros. Foi muito bom! Os alunos gostaram muito e conseguiram assimilar as diferenças entre litro e mililitro na prática.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite pessoal.
    A educação vem sempre nos desafiando. Estamos sempre tentando estratégias para o bom aproveitamento dos alunos nas apresentações de conteúdos.
    Muitas vezes nos surpreendemos com perguntas que nem sempre fazem parte do assunto ou tema preparado.
    Trabalho com alunos de 7 e 8 anos, a idade já é propícia a curiosidade sobre tudo, isso é ótimo, mas as vezes temos que contornar as situações e prosseguir.
    Uma estratégia que desenvolvi para melhorar a leitura e trazer a atenção de todos foi o projeto Capa Mágica.
    O objetivo do projeto é trazer a leitura para todos, mesmo aqueles que ainda não alcançaram a decodificação das palavras e também para aqueles que já são leitores.
    O projeto consiste em entregar um texto, seja livro ou não, e pedir para que ele faça a leitura para os colegas de sala, é colocado uma capa feita de TNT, bem simples para a leitura. Os alunos não leitores fazem a leitura em livros sem a mensagem verbal com mediação da professora. A resposta vem em forma de sorrisos por terem feito a leitura para a sala toda e é gratificante demais ver o sorriso e o brilho nos olhos de cada um. Faço o registro por meio de foto de cada um e pretendo expor em momentos de interação com os familiares. Acredito que um projeto onde a participação dos alunos apareçam em destaque, o resultado tem maior chance de dar certo. Não fazer para eles concluírem mas sim construírem traz mais emoção e significado.

    ResponderEliminar
  3. Bom, tenho uma experiência fantástica de ser compartilhada... para que eu pudesse coletar dados do TCC para finalização do curso de Letras/ Espanhol resolvi adaptar a história de Dom Quixote para o ensino fundamental, ao envolver os alunos na literatura clássica, os resultados foram surpreendentes. Fizemos a leitura diária da obra em uma história em quadrinhos para melhor entendimento, em seguida ensaiamos uma peça teatral, e para finalização das atividades uma construção do livrinho para cada aluno, contendo resumo da história que foram produzidos coletivamente e cada um coloriu seu próprio livro... Uma experiência fantástica.

    ResponderEliminar